O novo trem da Linha 15-Prata chegou ao Brasil nesta terça-feira (15), com o navio que o transportava atracando no Porto de Santos . A composição é a primeira de uma frota de 19 trens encomendados pelo Metrô de São Paulo e fabricados na China , destinada a atender a expansão da linha, que já está em obras com a construção de três novas estações.
Após o desembarque, o trem passará pela liberação aduaneira , um processo que pode levar até 45 dias. Em seguida, serão transportados em sete carretas até o Pátio Oratório , na zona leste de São Paulo, onde serão iniciados os testes sonoros e estáticos para a certificação de segurança e futura operação.
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Esse novo lote de trens segue o mesmo layout das composições já em operação na Linha 15-Prata, mas com uma atualização tecnológica de ponta. A nova unidade conta com sete carros interligados , sistemas avançados de comunicações , monitoramento por câmeras , iluminação LED , e gestão inteligente de energia.
Os novos trens vão aumentar a capacidade de atendimento da Linha 15-Prata , que atualmente transporta cerca de 140 mil pessoas por dia , proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros. A frota foi encomendada juntamente com o Consórcio CEML e fabricada pela joint-venture PATS , vencedora da Alstom , em parceria com a CRRC .
Tecnologia de Ponta
As 19 novas composições, assim como a frota atual, são equipadas com tecnologia de última geração e operam no sistema UTO (Operação de Trem sem Condutor) , que permite uma operação totalmente automatizada, semelhante à Linha 4-Amarela . Esse sistema foi projetado com múltiplas camadas de segurança e é monitorado em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) , garantindo uma operação segura e eficiente.
Durante a fase inicial, os trens ainda contarão com operadores de bordo , e as estações terão profissionais especializados para garantir o suporte necessário. Nenhum funcionário será demitido, já que serão realocados para atender novas necessidades da empresa.
O Monotrilho
A Linha 15-Prata possui atualmente 15 km de extensão e 11 estações , ligando o Jardim Colonial à Vila Prudente . Com a expansão em andamento, que inclui a construção de mais 4,6 km e as estações Boa Esperança , Jacu Pêssego e Ipiranga , a linha permite conexões rápidas ao ABC Paulista e à Linha 10-Turquesa , agilizando o posicionamento entre o extremo leste e o Centro de São Paulo.