Novo radar meteorológico vai detectar eventos climáticos extremos em São Paulo

Um novo radar meteorológico de alta tecnologia foi adquirido pela Unicamp , em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp) e com a Defesa Civil , e será capaz de detectar eventos climáticos extremos em um raio de até 100 km. O equipamento foi instalado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas e deve começar a operar de forma experimental em dezembro .

Essa nova tecnologia vai aprimorar a atuação da Defesa Civil na prevenção de desastres, emitindo alertas em tempo real e integrando o Sistema de Radares do Governo de São Paulo , que já conta com um radar de alta precisão instalado em Ilhabela , com raio de cobertura de cobertura 120 km .

O investimento total foi de R$ 4,4 milhões , com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) e da Unicamp . O radar terá um papel fundamental na detecção de chuvas intensas e eventos climáticos extremos , permitindo uma resposta mais rápida e eficaz, reduzindo riscos à população.

Além do novo radar, o Governo de São Paulo utiliza o Sistema de Monitoramento de Áreas Suscetíveis (SMAS) , que identifica alterações no uso do solo, como construções irregulares e desmatamento, em 24 cidades , com cobertura de 12,5 mil km² . O sistema permite que ações preventivas sejam tomadas em caso de riscos ambientais.

Deixe um comentário