Nova estação Ambuitá deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2025

As obras da nova estação de Ambuitá , na extensão operacional da Linha 8-Diamante , estão programadas para serem concluídas em janeiro de 2025 , de acordo com informações da Prefeitura de Itapevi. A nova estação deve entrar em funcionamento ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Iniciada em abril pela ViaMobilidade, a construção da estação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária. O novo acesso ficará no mesmo endereço da antiga estação, localizado na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110 . Vale lembrar que a antiga estação foi desativada e demolida em 2010, como parte de um projeto de modernização da linha, realizado pelo Governo do Estado.

A nova estação contará com um edifício de acesso para os passageiros, com duas plataformas de 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura, onde os usuários poderão embarcar nas composições. O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade , além de disponibilizar um estacionamento para bicicletas junto à entrada, promovendo a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada , bilheteiras, linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto o andar superior abrigará a área administrativa da estação.

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana , inicialmente chamada de ” Parada Iracema “. Em junho de 1985, recebeu novas instalações durante a modernização do sistema pela antiga Fepasa , que operava a linha até então. A desativação e demolição ocorreu em 2010, sob a gestão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) .

A obra é uma obrigatoriedade prevista no contrato de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, vencido pela ViaMobilidade. Além da nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá, entregue no fim de outubro, e promoveu reformas nas estações de Amador Bueno , Santa Rita , Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Até o fim deste ano, a rota também deve concluir uma nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno , para garantir a segurança dos pedestres, e pavimentar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira , na altura do nº 700, junto às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro, uma parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio). O pacote de melhorias ainda inclui a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e a implantação de passarelas no Jardim Portela , Jardim Santa Rita e Jardim Sorocaba .

Deixe um comentário