A concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 anunciou a implantação de uma escada telescópica para uso em casos de problemas na operação. O equipamento poderá ser usado em casos em que necessite a troca de trens pelos passageiros em pontos fora das estações.
Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 800 mil para desenvolvimento e fabricação, a escada foi projetada pelos engenheiros da própria ViaMobilidade e está sendo fabricada no Brasil. O equipamento se destaca por ser leve e fácil de manusear — pesa 25 kg —, mas, ao mesmo tempo, é robusto o suficiente para suportar até 300 kg. A escada mede entre 1,40 metros quando recolhida e 2,10 metros quando estendida, encaixando-se perfeitamente nos trilhos das portas dos trens.
“Os trens da frota 7000 da Linha 9-Esmeralda contarão, inicialmente, com duas escadas por trem, trazendo mais segurança e rapidez nos processos de evacuação, minimizando riscos e aumentando a eficiência operacional. Os passageiros têm uma experiência mais segura em casos de contingência, reforçando o compromisso da ViaMobilidade com a segurança e o bem-estar dos usuários do transporte público. Reforçamos que em caso de parada de trens entre estações, preservando a segurança, os clientes devem sempre aguardar a orientação dos operadores de trens ou Agentes de Atendimento e Segurança (AAS)”, afirma Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade.
Para otimizar o processo de evacuação, o tempo estimado para a montagem da escada é de cerca de minutos três no modo escada e de três a cinco minutos no modo prancha. Essa agilidade, aliada à fixação direta do equipamento nos carros, elimina a necessidade de deslocamento para buscar a escada, tornando o processo de evacuação mais rápido e eficiente.
Equipamento não é uma novidade
Em agosto de 2022, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também anunciou o desenvolvimento de um dispositivo de segurança voltado para situações de emergência. Este equipamento, que funciona como uma prancha ou escada, permite o transporte de passageiros sem que precisem desembarcar na via quando um trem quebra fora da estação. Fabricado com polímero resistente e fibra de vidro, o equipamento possui 2,20 metros de comprimento e 80 cm de largura.
Em 2023, a CPTM assinou um contrato com a ENMAC Engenharia de Materiais Compostos Ltda. pelo valor de R$ 244,7 mil para a produção de 89 pranchas de transferência de passageiros entre trens, com cada rampa custando R$ 2.750 .