Gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas completa 1 ano com diversas melhorias operacionais, da segurança e de conforto ao passageiro

  • Avanços já foram reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais, comprovados avanços nos índices de segurança e pontualidade
  • Investimento em mobilidade melhorou fluxo do trânsito viário e reduziu espera dos passageiros para embarque em carros de aplicativo
  • Obras para ampliação da sala de embarque remoto e de reforma dos banheiros começam neste mês
  • Até 2028, serão mais de R$ 2 bilhões em investimentos para modernização do aeroporto, que inclui a construção de um novo terminal de passageiros

No próximo dia 17 de outubro, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, comemora 1 ano de administração do Aeroporto de Congonhas, o segundo terminal aéreo mais movimentado do país.

Neste período, a concessionária já implementou uma série de melhorias, com prioridade para a eficiência operacional e reforço da segurança de voos.

O esforço da Aena já vem sendo reconhecido por órgãos nacionais e internacionais.

Com os investimentos na área de segurança, o aeródromo da capital paulista foi o primeiro do Brasil a receber nota A, a máxima possível, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) em Resposta a Emergência (REA).

Em sete meses de gestão, Congonhas passou da nota C para A, ao atingir 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios, garantindo mais segurança a todos os passageiros.

As diversas intervenções na área operacional trouxeram múltiplos ganhos para os passageiros e companhias aéreas.

A Aena assumiu Congonhas com índice de pontualidade de voos em torno de 65%. No primeiro ano de gestão da Aena,

Congonhas já foi eleito por dois meses consecutivos, pela consultoria Cirium, o aeroporto mais pontual do mundo na categoria Grandes Aeroportos, com taxa de pontualidade acima de 86%.

Outro indicador também bastante perceptível aos passageiros é a ocorrência de trocas de portão, que foi reduzida a menos da metade do que era praticado antes da assunção pela Aena.

Investimentos da área de mobilidade também melhoraram o conforto de quem chega ou parte do Aeroporto de Congonhas.

Inaugurados no mês de julho, o novo bolsão e a nova área de embarque em carros de aplicativos ficaram muito mais eficientes e com melhor organização do trânsito viário local.

Além de mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera do passageiro e o trânsito nas vias internas do aeroporto.

O conforto do passageiro também foi aprimorado com a oferta de mais opções de alimentação e compras no terminal.

Em um ano, já foram inaugurados mais de dez pontos comerciais no Aeroporto de Congonhas, melhorando a experiência do passageiro ao proporcionar novas e variadas opções.

Para melhorar ainda mais o conforto no embarque, estão em andamento obras para criação de uma nova área com 3.000 m², incluindo um marketplace e duas grandes salas VIP, ampliando as opções ao passageiro enquanto aguarda o embarque para o seu voo.

Além disso, neste mês de outubro será iniciada a obra de ampliação da sala de embarque remoto, o que proporcionará o dobro de área aos passageiros.

Também em outubro, começam as obras de reforma de todos os banheiros do terminal, aumentando o conforto e a disponibilidade a todos os passageiros.

A Aena também já iniciou as obras para readequação do sistema de climatização, que inclui a substituição de equipamentos antigos, que tinham mais de 60 anos e apresentavam deficiência histórica de manutenção.

Na questão acústica, estão em andamento ações junto às companhias aéreas para padronização e racionalização da comunicação nos portões de embarque, suportadas pela implantação de novo sistema de sonorização e de automação de chamadas.

Também está em processo de prova de conceito a implantação de um sistema de comunicação de informação de voos pelo Whatsapp, o que também contribuirá para tornar mais eficiente o processo de embarque, reduzindo a necessidade chamadas de última hora.

A Aena recebeu o Aeroporto de Congonhas com diversos problemas complexos e históricos, oriundos de anos de falta de investimentos e manutenção.

Além das mudanças mais visíveis aos passageiros, a Aena realizou melhorias em sistemas e áreas operacionais.

A repavimentação das pistas de taxiamento resolveu problemas recorrentes de afundamento que colocavam as aeronaves em risco.

Além disso, foram feitas a pintura e a sinalização das áreas de manobras e estacionamento de aeronaves, investimentos em equipamentos de segurança, modernização de ônibus para transporte de passageiros e iluminação do terminal.

Principais melhorias já implementadas pela Aena em Congonhas no primeiro ano de gestão:

  • Recapeamento asfáltico nas ruas de acesso ao aeroporto
  • Inauguração do bolsão para motoristas de carros de aplicativos
  • Nova área de embarque de passageiros em carros de aplicativos
  • Redução do trânsito local, em média, em 30% após implantação da primeira fase do projeto de mobilidade
  • Novo mix comercial com mais de 10 novas lojas e restaurantes
  • Repavimentação das pistas de taxiamento das aeronaves
  • Pintura da sinalização na área de manobras e estacionamento de aeronaves
  • Primeiro aeroporto do país a obter nota A no Atestado de Capacidade Operacional em resposta a emergência
  • Melhorias na eficiência operacional. Eleito por dois meses consecutivos o aeroporto mais pontual do mundo, passando de 65% em outubro de 2023 para mais de 86% em junho e julho de 2024
  • Reforço nas equipes de segurança e limpeza
  • Limpeza e higienização do sistema de climatização
  • Reforço de equipe e antecipação do horário de abertura do raio-x
  • Ampliação de 10 para 13 canais de inspeção, com previsão de 16 até o final de 2024
  • Mudança do layout da sala de embarque para melhor fluxo do passageiro
  • Incremento da oferta de assentos na sala de embarque
  • Aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), substituição do piso podo tátil e outras melhorias para acessibilidade e conveniência do passageiro
  • Revitalização dos ônibus e ambulifts
  • Revitalização das esteiras de bagagem
  • Início das obras de modernização

Conforme cronograma definido pelo edital de concessão, a Aena tem um prazo de cinco anos para a conclusão das obras de modernização do Aeroporto de Congonhas.

A Aena já iniciou as primeiras intervenções para preparação da área do aeroporto para as grandes obras de modernização, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que irá dobrar o espaço atual para embarque e desembarque.

O processo de contratação da construtora responsável pelas obras está na fase final, com previsão de início dos trabalhos entre o final de 2024 e início de 2025 e investimento de mais de R$ 2 bilhões.

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