Câmeras de segurança flagraram furtos de tacógrafos (computadores de bordo) de vários ônibus de uma linha municipal estacionados em um terminal de Taboão da Serra , na Grande São Paulo , na noite desta terça-feira (22) . As informações são da TV Globo.
As imagens mostram os infratores entrando nos veículos parados, confusos e retirando o equipamento rapidamente. Segundo a Viação Pirajuçara , foram registrados cinco furtos e uma sexta tentativa que não foi concretizada.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O tacógrafo, responsável pelo controle da parte eletrônica do veículo, possui um valor estimado de R$ 20 mil a R$ 40 mil quando novos, e é de alta circulação em mercados paralelos devido à possibilidade de reutilização em caminhões com o mesmo chassi.
Os furtos ocorreram na rua Madre Teresa de Calcutá , em Taboão. O local não é uma garagem da empresa, mas um ponto terminal onde parte dos veículos fica estacionada durante a noite.
A empresa afirmou que os aparelhos furtados controlam toda a parte eletrônica do ônibus. Sem eles, a aceleração dos veículos fica afetada, e os condutores perdem o controle dos veículos.