Detran-SP registra mais de 79 mil indicações de real condutor infrator em 2024 por meio de canais digitais

De acordo com o levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) , entre janeiro e 9 de outubro de 2024 , foram registradas 79.871 restrições de real condutor infrator . Essa funcionalidade permite que os proprietários de veículos indiquem o responsável pela infração por meio de canais digitais , acelerando o processo de transferência de pontos. Antes de 2024, essa indicação só poderia ser feita presencialmente ou por correspondência, tornando o procedimento mais demorado.

Desde a adesão do Detran-SP ao Sistema de Indicação Digital , mais de 60% das restrições foram realizadas através dos canais digitais, sendo a Carteira Digital de Trânsito (CDT) a ferramenta mais utilizada. O site e o aplicativo do Detran-SP também permitem a indicação do condutor responsável pela infração.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Crescimento das restrições digitais

Nos primeiros três meses de 2024, o agendamento via CDT foi em média de 3 mil por mês . Esse número cresceu para 6,8 mil em agosto e chegou a 8,4 mil em setembro , com a expectativa de ultrapassar 8,5 mil em outubro. A principal vantagem do sistema digital é a rapidez no processo . O que antes poderia levar de 6 a 8 meses para ser concluído, agora pode ser resolvido em um dia útil , caso o condutor infrator também confirme a indicação via CDT.

Como realizar a indicação do condutor infrator

  1. O proprietário do veículo e o condutor infrator deverão ter a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou estar logados no Portal do Senatran .
  2. Ambos devem possuir o selo prata ou ouro no sistema Gov.Br.
  3. O proprietário acessa o CDT ou o Portal do Senatran e indica o nome e CPF do condutor responsável pela infração.
  4. O condutor infrator também deve confirmar a indicação no CDT ou no Portal do Senatran.
  5. O prazo para a indicação é de 30 dias a partir da data de notificação da infração.

Facilidades tecnológicas e econômicas para os cidadãos

Desde março de 2023, o Detran-SP aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) , que permite o pagamento de multas estaduais com 40% de desconto , desde que o condutor reconheça a infração e renuncie ao direito de defesa ou recurso. Até setembro de 2024, mais de 260 mil infrações foram aplicadas através do SNE, resultando em 185 mil multas pagas com desconto, gerando uma economia de R$ 28 milhões para os cidadãos paulistas.

Deixe um comentário