Defesa Civil notifica concessionárias de energia de SP sobre risco meteorológico e cobra plano de contingência contra as chuvas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo notificou as concessionárias de energia elétrica em operação no estado devido ao risco meteorológico previsto para este fim de semana. A medida foi tomada após um alerta de tempestade a partir desta sexta-feira (18), com previsão de fortes chuvas e ventos em todo o estado.

Em ofício, o coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, solicitou que as empresas apresentem um plano de contingência e ações para mitigar possíveis danos e interrupções no fornecimento de energia, além de reforçar as equipes de atendimento à população.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A Defesa Civil também exige que seja estabelecido um canal de comunicação direto entre as concessionárias e o Gabinete de Crise, para fornecer informações detalhadas sobre as pessoas afetadas pela falta de energia.

Uma reunião com todas as concessionárias foi marcada para as 10h desta quinta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes, onde serão discutidas medidas preparatórias e a análise detalhada do cenário meteorológico.

Chuva e Vento Forte no Fim de Semana

O órgão emitiu um alerta de tempestade entre sexta-feira (18) e domingo (20), devido à chegada de uma frente fria, que poderá trazer chuvas intensas, rajadas de vento acima de 60 km/h e possíveis quedas de granizo. A expectativa é de que o volume de chuva chegue a 200 milímetros em várias regiões do estado.

Atuação da Enel Durante as Chuvas

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (16) que a Enel forneça acesso às informações de seu centro de controle operacional para a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), a fim de melhorar a fiscalização durante crises. A medida atende a um pedido feito pelo Governo de São Paulo e outras 16 prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo.

Deixe um comentário