O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Parcerias em Investimentos, garantirá gratuidade nos transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais para todos os eleitores nos dias de votação, conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabelecida na Resolução 23.736, de 2024.
A medida será válida para o primeiro turno, no dia 6 de outubro, e, onde houver, para o segundo turno, no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação para usufruir da gratuidade.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A oferta de viagens gratuitas valerá para os transportes metropolitanos das empresas CPTM, Metrô, e EMTU, bem como nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Transporte Rodoviário
O transporte por ônibus intermunicipal rodoviário, gerenciado pela Artesp, também será gratuito durante todo o dia nos dias de votação do primeiro e segundo turnos (caso haja), em 6 e 27 de outubro, respectivamente.
Operação dos transportes
Para garantir a operação adequada durante os dias de votação, a CPTM e o Metrô contarão com trens reservas em pontos estratégicos, com monitoramento da operação e reforço na frota, se necessário. Haverá também apoio no quadro de funcionários de atendimento nas estações.
Na EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados. A operação será monitorada e poderá haver reforço na frota, se necessário. Mais informações estão disponíveis no site ou no aplicativo da EMTU.
Bicicletas
No dia da votação, os passageiros poderão embarcar com suas bicicletas convencionais e elétricas, desde que sejam de tamanho semelhante ao das convencionais, no Metrô e na CPTM. Esse procedimento é válido também aos sábados e feriados. Nos dias úteis, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. As bicicletas devem ser embarcadas apenas no último carro, com o limite de quatro bicicletas por viagem.