CPTM firma parceria com IPT para criação de Centro de Inovação focado em mobilidade urbana

Foto: Divulgação

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deu início a uma nova etapa no projeto de Mobilidade Urbana com a criação de um Centro de Inovação no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) , como parte do programa IPT Open . A parceria, firmada nesta terça-feira, 22 de outubro , busca desenvolver tecnologias inovadoras para o setor ferroviário e o transporte metropolitano .

Foco em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

O centro de inovação será um espaço destinado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas nas áreas de:

  • Cidades inteligentes
  • Engenharia civil
  • Novos materiais
  • Energia Suína
  • Nanotecnologia
  • Indústria 4.0

O objetivo é promover a inovação e o empreendedorismo no transporte público, buscando novas ideias para melhorar a manutenção de equipamentos , capacitação de colaboradores, além de atualização o uso de energia e reduzir custos com tecnologias sustentáveis .

Estrutura e Etapas do Projeto

Segundo Anderson Correia , diretor-presidente do IPT, o projeto será executado em duas etapas:

  1. Instalação do Centro de Inovação : Com obras de infraestrutura no Prédio 50 do IPT, que terá uma área de 50 metros quadrados .
  2. Desenvolvimento de Projetos : A segunda etapa será focada na pesquisa e desenvolvimento, com quatro projetos iniciais realizados em conjunto entre a CPTM, IPT e outros agentes do ecossistema de inovação.

O presidente da CPTM , Michael Cerqueira , destacou o compromisso da companhia em promover a tecnologia e consolidar a inovação como estratégia central para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte.

Sobre o IPT Open

Lançado em 2019 , o IPT Open é um programa de parceria entre o setor público e privado, com foco na criação de soluções tecnológicas complexas . O ambiente, denominado como um ecossistema hardtech , conecta grandes corporações, startups, investidores e pesquisadores para gerar inovações que atendam às demandas do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *