CPTM cede prédios históricos na Vila Anastácio para concessionária TIC Trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu um novo destino a dois prédios históricos localizados na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000, na Vila Anastácio, em São Paulo. As edificações, que por décadas abrigaram o Centro de Formação Profissional SENAI “Engº James C. Stewart”, foram concedidas à TIC Trens S/A através de um Termo de Permissão de Uso para Fins Diversos – Oneroso (TPU_DO/011/2024).

Assinado no dia 24 de outubro, o acordo prevê a utilização exclusiva dos espaços para atividades administrativas da concessionária. Com uma área construída total de 2.737,30m², os prédios servirão como nova sede da TIC Trens.

A cessão dos imóveis foi formalizada por meio de um aditivo ao contrato de concessão e aprovada pela Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) da Secretaria de Parcerias em Investimentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 de setembro.

Homenagem a um ícone da engenharia ferroviária

O Centro de Formação Profissional SENAI que funcionava nos prédios era uma homenagem a James Cleghorn Stewart, um engenheiro escocês que se dedicou ao desenvolvimento da infraestrutura ferroviária brasileira. Stewart, que faleceu em 1973, ocupou cargos de destaque na Rede Ferroviária Federal e é considerado um dos principais nomes da história da engenharia ferroviária no país.

Deixe um comentário