Um cachorro camarelo foi registrado “dormindo tranquilamente” dentro de um trem da Linha 5-Lilás do metrô, operada pela ViaMobilidade. O flagrante aconteceu durante o horário de pico da manhã do último dia 23 de outubro.
O cão teria embarcado na composição na Estação Capão Redondo e seguiu viagem rumo à Chácara Klabin. Uma passageira, ao perceber a situação, informou um Agente de Segurança e Atendimento da ViaMobilidade sobre a presença do animal na composição.
Infelizmente, o cachorro provavelmente vive em situação de rua. Vale lembrar que o transporte de animais não é permitido nos dias úteis, das 6h às 10h e das 16h às 19h, exceto em casos de procedimento cirúrgico agendado, desde que apresentem documento que comprove. Além disso, os animais devem ser transportados em caixas adequadas e sempre higienizadas.
É importante ressaltar que pessoas com deficiência visual têm o direito garantido por lei de se deslocar com cães-guias no transporte público em todo horário de operação, conforme estabelece a Lei Federal n° 11.126/2005, regulamentada pelo Decreto Federal n° 5.904/2006.
Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do cão caramelo dorminhoco. A hipótese mais provável é que ele tenha desembarcado em alguma estação ao longo da Linha 5-Lilás.