A2 Transportes registra prejuízo após ataque hacker que comprometeu o Bilhete Único

A polícia investiga um ataque hacker que comprometeu a leitura do Bilhete Único em algumas linhas de ônibus de São Paulo no início desta semana. A falha começou na manhã da segunda-feira e afetou os ônibus da A2 Transportes, que opera na zona sul da capital.

Entre as linhas afetadas estão algumas de grande movimento, como Jardim Apurá/Estação Jurubatuba, com acesso ao Metrô Conceição, e Jardim Luso/Santo Amaro. Devido ao ataque, os validadores dos veículos deixaram de ler os bilhetes dos passageiros, forçando os motoristas a liberar a passagem sem o pagamento, o que resultou em um prejuízo de pelo menos R$ 400 mil.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Na terça-feira, o sistema foi normalizado e a cobrança da passagem voltou a ocorrer normalmente. A A2 Transportes registrou um boletim de ocorrência, e o caso agora está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo. A SPTrans também afirmou que vai verificar, de forma conjunta, as possíveis causas para o problema.

A falha foi identificada nos equipamentos físicos dos veículos da A2, sem qualquer interferência nos sistemas do Bilhete Único, e nenhum cartão foi cancelado ou bloqueado durante o incidente, uma vez que os validadores estavam inoperantes.

Este não é o primeiro incidente envolvendo um ataque hacker que compromete o sistema do Bilhete Único. Em 2022, dados de 13 milhões de usuários do cartão foram vazados por criminosos.

Deixe um comentário