Na semana em que se comemora a Mobilidade Urbana, a ViaQuatro e a ViaMobilidade reforçam seu compromisso de promover as vantagens do sistema de transporte multimodal. A combinação de diferentes meios de transporte, como metrô, trens, ônibus e bicicleta, visíveis nas operações das concessionárias, é uma das formas mais eficientes e sustentáveis para enfrentar os desafios de locomoção na maior metrópole da América Latina.
O sistema multimodal permite a conexão eficiente entre diferentes meios de transporte, agilizando trajetos e incentivando o uso de opções públicas. Isso contribui diretamente para a diminuição do uso de carros particulares, reduzindo congestionamentos e emissões de gases poluentes, fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.
Agilidade e menos tempo no trânsito
A integração oferecida pelas linhas de trem e metrô, como a Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás, possibilita deslocamentos mais rápidos e flexíveis, especialmente quando associada ao sistema de ônibus. Um exemplo prático é o trajeto entre a Praça da República e Taboão da Serra, que de carro leva cerca de 1 hora e 50 minutos no horário de pico, enquanto com a combinação de metrô e ônibus o tempo de viagem é reduzido para apenas 49 minutos, menos da metade do tempo.
Já as linhas de trem, como a 8-Diamante e a 9-Esmeralda, que atendem 22 bairros em seis municípios da Grande São Paulo, também exemplificam esse ganho de tempo. Para ir da estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal até a estação Osasco, o trajeto em horário de pico leva apenas 55 minutos pelos trilhos, economizando quase 1 hora em comparação ao percurso de carro.
A integração entre modais, que vem evoluindo na capital paulista, e o uso de aplicativos ajudam a tomar as melhores decisões, contribuindo para melhorar a locomoção pela cidade, com menor tempo de deslocamento e redução da poluição.
Impacto positivo no trânsito e no meio ambiente
A relevância do transporte sobre trilhos também pode ser mensurada por seu impacto direto na redução do trânsito. Um único trem transporta até 2.000 pessoas, que, se estivessem em carros, ocupariam cerca de 4,5 km de vias. Somente a Linha 4-Amarela transporta cerca de 670 mil passageiros por dia, o equivalente a 1.500 km de congestionamento se essas pessoas usassem carros.
Outro ponto central é o impacto positivo para o meio ambiente. O transporte sobre trilhos, por ser movido a eletricidade, emite menos poluentes em comparação a veículos movidos à combustão. As concessionárias estimam que o transporte de passageiros pelas quatro linhas deixou de emitir 1,5 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera nos últimos 13 anos em São Paulo.
Integração que transforma a cidade
As linhas administradas pela ViaMobilidade e ViaQuatro transportam mais de 2 milhões de pessoas diariamente, oferecendo diversos pontos de integração para garantir mais fluidez e rapidez no trânsito da cidade e da região metropolitana.
Além disso, as empresas incentivam o uso da bicicleta como complemento ao transporte público. Com mais de 4.000 vagas em bicicletários distribuídos pelas estações, a integração com as ciclovias de São Paulo promove um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Linha 4-Amarela
- Pinheiros – 117 vagas
- Fradique Coutinho – 86 vagas
- Butantã – 149 vagas
- São Paulo-Morumbi – 80 vagas
- Vila Sônia – 92 vagas
Linha 5-Lilás
- Alto da Boa Vista – 100 vagas
- Borba Gato – 84 vagas
- Brooklin – 30 vagas
- Campo Belo – 144 vagas
- Eucaliptos – 92 vagas
- Moema – 68 vagas
- AACD-Servidor – 36 vagas
- Hospital São Paulo – 30 vagas
- Santa Cruz – 80 vagas
Linha 8-Diamante
- Jandira – 48 vagas
- Jardim Silveira – 279 vagas
- Jardim Belval – 120 vagas
- Itapevi – 480 vagas
- Engº. Cardoso – 160 Vagas
Linha 9-Esmeralda
- Osasco – 166 vagas
- Ceasa – 144 vagas
- Villa Lobos – Jaguaré – 233
- Cidade Universitária – 60
- Vila Olímpia – 94 – Carregamento elétrico (4)
- Autódromo – 261
- Jurubatuba – 262
- Primavera-Interlagos – 226
- Grajaú – 178
- Bruno Covas-Mendes-Vila Natal – 100
- João Dias – 48