Durante seu discurso no evento J. Safra Brazil, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a intenção de retomar as fases 2 e 3 da Linha 17-Ouro do monotrilho, cuja primeira fase, o “trecho prioritário”, já está em construção. Esse trecho conectará a Estação Morumbi (com integração à Linha 9-Esmeralda) ao Aeroporto de Congonhas.
As fases 2 e 3 da linha acrescentarão dez estações, cinco em cada direção. Na fase 2, o ramal será estendido até a Linha 4-Amarela em São Paulo-Morumbi, passando pelas estações Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi. Já a fase 3 levará o monotrilho até o Jabaquara, onde fará conexão com a Linha 1-Azul, com as estações Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Sabóia e Jabaquara.
Com a conclusão dessas expansões, a Linha 17-Ouro terá 17 km de extensão, tornando-se uma importante conexão perimetral na malha metroviária da cidade. O trecho prioritário, que terá 6,7 km de extensão, espera atender cerca de 100 mil pessoas diariamente. Após a conclusão das demais fases, a capacidade da linha poderá chegar a 300 mil passageiros por dia, aumentando significativamente seu impacto na mobilidade urbana de São Paulo.