STM abre concorrência eletrônica para aquisição de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) anunciou a abertura da Concorrência Eletrônica Compras.Gov nº STM 90001/2024 para o fornecimento de 44 novos trens metroviários (com 6 carros cada) destinados às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.

A licitação será conduzida conforme a Lei Brasileira de Licitação e Contratos da Administração Pública 14.133/2021, na modalidade de menor preço.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O edital e seus anexos estão disponíveis gratuitamente nos sites www.compras.gov.br, www.metro.sp.gov.br, www.stm.sp.gov.br e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), a partir de 20/09/2024.

    A sessão pública de processamento da Concorrência Eletrônica ocorrerá no site www.compras.gov.br no dia 23/12/2024, às 10h00, e será conduzida pela Comissão de Contratação designada para o processo.

    Essa licitação é essencial para a aquisição da nova frota R, que atenderá à expansão da Linha 2-Verde até a Penha, atualmente em construção, além de reforçar as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

    Os novos trens serão significativamente diferentes dos modelos atuais, oferecendo passagem livre entre os carros, portas que abrem para fora do  veículo, e tomadas USB para uso dos passageiros. O maior diferencial será a preparação para operação sem operador, uma vez que a operadora implemente os sistemas necessários para esse tipo de funcionamento.

    Deixe um comentário