O programa Tarifa Zero da Prefeitura de São Caetano do Sul completou nove meses no último domingo, celebrando um marco significativo ao atingir 76 mil passageiros diários. Esse número representa um aumento de 345% em relação ao período anterior à gratuidade nos ônibus municipais, quando a cidade registrava cerca de 22 mil passageiros por dia.
Desde o lançamento do programa, mais de 15 milhões de passageiros foram transportados nas 10 linhas que operam nos 15 bairros de São Caetano do Sul. O aumento na demanda resultou também em uma expansão da frota operada pela concessionária, que passou de 42 para 57 ônibus em operação, além de seis veículos reservas. Em junho deste ano, a cidade deu início a testes com um ônibus elétrico na linha Circular Barcelona, marcando a primeira etapa do processo de eletrificação da frota municipal.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
“São Caetano alcançou um patamar de estabilidade econômica, que permitiu o lançamento de um projeto dessa magnitude. O Tarifa Zero impacta direta e positivamente na mobilidade, no aspecto social, no meio ambiente e na economia da cidade, tanto para o empregador quanto para o empregado”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
O programa Tarifa Zero se consolida em três pilares fundamentais:
- Social: Garante gratuidade para todos, beneficiando especialmente aqueles que mais precisam.
- Econômico: Alivia a folha de pagamento das empresas, já que os custos com transporte dos funcionários são reduzidos.
- Ambiental: Reduz o número de carros nas ruas, contribuindo para a diminuição da poluição.
No entanto, um programa dessa magnitude exige ajustes contínuos. O secretário de Mobilidade Urbana, Diego Santo Vido Faria, mencionou que a prefeitura está finalizando um estudo, em parceria com uma consultoria, para avaliar possíveis remanejamentos nas linhas de ônibus. “Devido ao dinamismo que um programa desse porte exige, estamos finalizando um estudo com uma consultoria para avaliar a necessidade de possíveis remanejamentos, visando otimizar as 10 linhas. Antes do Tarifa Zero, tínhamos uma linha comercial, e agora temos uma linha mais dinâmica, com o objetivo de interligar cada vez mais pontos da cidade, utilizando, por exemplo, linhas troncais”, explicou.
Para facilitar o dia a dia dos passageiros, São Caetano disponibiliza o aplicativo CittaMobi, que permite acompanhar, em tempo real, o horário de chegada dos ônibus, a localização dos pontos e as linhas que atendem ao destino desejado. O aplicativo geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos e detalha os itinerários, mostrando o tempo restante para a chegada do próximo ônibus.
O sucesso do programa Tarifa Zero em São Caetano do Sul é um exemplo de como iniciativas públicas podem impactar positivamente a mobilidade urbana, a economia local e a qualidade de vida dos cidadãos.