O primeiro trem da futura Linha 17-Ouro do Monotrilho de São Paulo chegou ao Pátio Água Espraiada no domingo, 08 de setembro. A composição foi transportada após passar por um processo de desembaraço aduaneiro no Porto de Santos, onde estava armazenada desde o final de junho.
O trem é composto por cinco carros, cada um pesando cerca de 16 toneladas, que foram transportados em carretas especialmente preparadas para esse tipo de carga. Além disso, três carretas adicionais transportaram os gangways, as estruturas que conectam os vagões. O comboio totalizou oito caminhões que percorreram os mais de 70 km do trajeto entre Santos e a capital paulista.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A operação envolveu o suporte de mais de 40 profissionais, além da participação de diversas autoridades, como a Guarda Portuária, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Polícia Militar Rodoviária, a Ecovias e as CETs de Diadema e São Paulo. Toda a operação foi devidamente planejada e autorizada pelos órgãos responsáveis devido às dimensões e complexidade da carga.
No Pátio Água Espraiada, um pórtico foi instalado para realizar o içamento dos vagões de forma eficiente, garantindo que o peso fosse distribuído uniformemente sobre a laje. A operação de descarga seguiu uma ordem específica, permitindo a montagem sequencial dos carros. Após o acoplamento dos vagões, que inclui a conexão elétrica e pneumática entre eles, serão realizados testes complementares aos que já foram feitos na China.
O Metrô de São Paulo adquiriu 14 trens da empresa BYD para a Linha 17-Ouro, e a próxima composição deve ser enviada ainda este ano, com as demais previstas para o próximo ano.
Linha 17-Ouro do monotrilho
A Linha 17-Ouro do monotrilho terá 6,7 quilômetros de extensão e 8 estações ligando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, onde fará conexão com a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos.
Das 8 estações, 7 (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan) estão em fase de acabamento e em início a montagem dos sistemas, tais como alimentação elétrica, telecomunicações e auxiliares. Já a estação Morumbi teve as obras civis concluídas.
A obra foi prometida para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, até hoje nenhum trecho foi entregue à população.