O Metrô de São Paulo celebra seu 50º aniversário neste sábado, 14 de setembro de 2024. Desde a primeira viagem, em 1974, o sistema já transportou 33,6 bilhões de passageiros, percorreu 606,4 milhões de quilômetros e registrou 3 milhões de itens esquecidos na Central de Achados e Perdidos.
A primeira linha, então chamada de Linha Norte-Sul (atual Linha 1-Azul), começou com um trecho de 7 km entre Jabaquara e Vila Mariana. Desde então, o metrô se expandiu e se tornou o meio de transporte preferido dos paulistanos.
Com mais de 165 vezes a população do Brasil transportada ao longo de cinco décadas, o metrô continua desempenhando um papel essencial na mobilidade urbana da cidade. 3 milhões de passageiros utilizam o sistema diariamente, com números ainda maiores antes da pandemia de Covid-19.
Além de melhorar a qualidade de vida, o Metrô de São Paulo tem contribuído com uma economia de mais de R$ 311,8 bilhões para a região metropolitana, devido à redução de congestionamentos, consumo de combustíveis fósseis e poluição.
Esses números destacam a importância do Metrô de São Paulo como motor de transformação social, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e uma cidade mais conectada e acessível.