O Metrô de São Paulo deu mais um passo importante na construção da Linha 17-Ouro, com o início do içamento e posicionamento das primeiras vigas no Pátio Água Espraiada. Essa etapa crucial permitirá a movimentação dos trens, que já começaram a chegar ao Brasil, e marca um avanço significativo para a conclusão da obra.
A operação, realizada por uma treliça lançadeira de alta capacidade, é fundamental para garantir a infraestrutura necessária para a operação do monotrilho. A previsão é que essa fase seja concluída até dezembro deste ano.
Outras frentes de trabalho também estão em andamento no pátio, como a fabricação de estruturas metálicas e a instalação de trilhos de captação elétrica. A Estação Vereador José Diniz já recebeu a primeira porta de plataforma, demonstrando o avanço das obras nas estações.
Com a retomada das obras em setembro de 2023, mais de mil trabalhadores estão empenhados na construção da Linha 17-Ouro. A expectativa é que a obra bruta seja concluída até o final de 2025, com a abertura da linha prevista para 2026. A nova linha, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, será um importante eixo de mobilidade para a cidade.