Calor extremo: São Paulo supera marca histórica e se aproxima dos 36°C

A capital paulista viveu um dia de temperaturas extremas nesta quarta-feira (25), com o termômetro marcando 35,8°C às 16h, o valor mais alto registrado em 2024. A marca superou o recorde anterior, de 35,1°C, registrado na terça-feira (24).

A sétima onda de calor que atinge o Brasil neste ano fez com que São Paulo ultrapassasse até mesmo a máxima registrada no final do verão, em 16 de março, quando a temperatura chegou a 34,7°C.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira era de que a capital atingisse 36°C, com umidade do ar em 75%. Apesar de não ter chegado à marca prevista, os termômetros permaneceram bem acima da média para o mês de setembro, que é de 25,2°C.

    A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a qualidade do ar na cidade está moderada para partículas inaláveis (MP10 e MP2,5).

    Quinta-feira com mais calor

    A previsão para a quinta-feira é de que o calor persista, com temperaturas podendo chegar aos 36°C. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar pode agravar problemas respiratórios e aumentar a sensação de desconforto.

    Recomendações

    Diante das altas temperaturas, as autoridades de saúde recomendam que a população tome alguns cuidados:

    • Beba bastante líquido: Água, sucos naturais e chás são ótimas opções para se hidratar.
    • Evite exposição ao sol: Procure ficar em locais frescos e ventilados.
    • Use roupas leves e claras: As roupas escuras absorvem mais calor.
    • Utilize protetor solar: Proteja a pele dos raios solares.

    Deixe um comentário