BRT-ABC mantém cronograma de obras apesar de alterações no projeto

Foto: Divulgação

O projeto original do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) do ABC passou por alterações significativas, incluindo a adição de estruturas complexas como pontes, viadutos e passarelas. Essas mudanças visam evitar congestionamentos nas vias destinadas aos carros, garantir a velocidade média do BRT nas vias segregadas, aumentar a capacidade de passageiros e reduzir o tempo de viagem. Mesmo com essas modificações, as obras seguem o cronograma e têm previsão de conclusão para o segundo semestre do próximo ano.

Detalhes das obras e investimentos

  • Trecho 1: Em andamento no Centro de São Bernardo.
  • Trecho 2: Obras já em execução, com liberação das licenças ambientais concluída.
  • Custo Adicional: As alterações no projeto inicial resultaram em um custo extra de R$ 200 a R$ 300 milhões, coberto pela contrapartida da outorga da concessão, sem envolver desembolso do poder público.

Estrutura e conexões

O BRT-ABC, com 18 quilômetros de extensão e investimento total de R$ 950 milhões, será custeado pela empresa de transporte e interligará os municípios de Diadema, Santo André e São Bernardo ao corredor ABD, ligando a região à capital paulista em dois pontos: Jabaquara e São Mateus. Quando concluído, o sistema terá conexões com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do Metrô e Expresso Tiradentes).

Avanço das obras e preocupações

Flaminio Fichmann, porta-voz do BRT-ABC, destaca que há múltiplas frentes de trabalho, com obras em andamento nas avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes, em São Bernardo, e também na área de São Paulo, onde o BRT se conectará com a estação Tamanduateí. Além disso, há um cuidado especial com áreas propensas a inundações. A obra se baseia em outras intervenções de contenção de enchentes, como o Piscinão Jaboticabal, com capacidade para armazenar 900 milhões de litros de água, o qual deve ser concluído até o final deste ano.

A pista do BRT foi projetada em uma cota mais alta para evitar alagamentos, beneficiando-se das melhorias trazidas pelo Piscinão do Paço de São Bernardo e pelo reservatório Jaboticabal. Dessa forma, o trajeto do BRT será feito em uma região que antes era considerada inviável para construções desse porte.

Tecnologia e benefícios para os Passageiros

Os ônibus do BRT serão 100% elétricos e movidos por baterias. A pista terá cabeamento para recarga durante o percurso, eliminando a necessidade de grandes instalações de carregamento em garagens e terminais. Serão 92 ônibus fabricados pela Eletra, empresa sediada em São Bernardo.

O BRT do ABC contará com sistemas modernos, incluindo linhas paradora, expressa e semi-expressa, oferecendo conforto e eficiência. Espera-se que o trajeto de São Bernardo ao Sacomã seja reduzido para até 40, além de triplicar a capacidade de passageiros em relação ao plano inicial.

*Com informações do Repórter Diário

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