Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão de plantão por prazo indeterminado para investigar as causas da interferência no Sistema de Posicionamento Global (GPS) que afetou o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) na terça-feira, 3 de setembro. A interferência causou atrasos e cancelamentos de voos de diversas companhias aéreas.
Torre de Celular Identificada como Suspeita
No final da tarde de terça-feira, uma torre de celular localizada no bairro do Pari, na região central de São Paulo, foi identificada como possível fonte do problema. Os agentes da Anatel desligaram temporariamente a torre, o que fez com que a interferência desaparecesse. Após novos testes, ao religar a torre, o problema não retornou.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo Marcelo Scabarozi, gerente regional da Anatel, a investigação envolve uma série de testes para eliminar possíveis fontes de interferência. Ele destacou a dificuldade em monitorar sinais intermitentes, o que exige que as equipes permaneçam em plantão para futuras ocorrências.
Impacto nos Voos
Na terça-feira, a Gol informou o cancelamento de seis voos devido às interferências no GPS. A Azul registrou o cancelamento de dois voos e o atraso de outros cinco, enquanto a Latam relatou atrasos em algumas decolagens.
O problema de intermitência no sistema de navegação GNSS (Global Navigation Satellite System), específico para aeronaves, causou atrasos pontuais nas decolagens do Aeroporto de Guarulhos. Na semana anterior, interferências semelhantes resultaram no cancelamento de vários voos, mas o número exato não foi divulgado.
Situação Atual
Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, as operações seguem normalmente nesta quarta-feira, 4 de setembro, com o sinal de GPS restabelecido desde às 17h da terça-feira. No entanto, a Anatel mantém suas equipes em alerta para eventuais novas interferências.