Alstom de Taubaté pode demitir até 500 trabalhadores, sindicato aprova estado de greve

A fabricante de trens e componentes ferroviários Alstom, localizada em Taubaté, no interior de São Paulo, anunciou a possibilidade de demitir até 500 trabalhadores, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). A empresa atualmente emprega cerca de 1.500 funcionários no local.

Na última sexta-feira, 6 de setembro, o sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores dos turnos e , onde foi aprovado o estado de greve. Caso a situação não seja resolvida, os funcionários poderão iniciar a paralisação após o prazo de 72 horas.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A Alstom alega que as demissões são necessárias devido à finalização do contrato com a ViaMobilidade, que envolve a fabricação de 36 trens para as Linhas 8 e 9 da concessionária. Até o momento, 34 trens já foram entregues. Além desse contrato, a fábrica de Taubaté também possui contratos internacionais com Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia), além de um contrato com a Linha Uni, da futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo.

    O sindicato segue em negociações com a Alstom, buscando alternativas para evitar as demissões em massa. A paralisação da produção poderá ocorrer se não houver avanços nas discussões nos próximos dias.

    *Com informações do O VALE

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário