A ViaMobilidade recebeu nesta semana o 32º novo trem destinado às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. No total, 36 composições foram adquiridas, com entregas gradualmente realizadas pela fabricante Alstom. Desde o início da operação, a ViaMobilidade já investiu R$ 4,1 bilhões na concessão, reforçando seu compromisso com o serviço público na região metropolitana de São Paulo.
Após a chegada do novo trem, ele passará por testes rigorosos para verificar todos os parâmetros necessários antes de ser integrado à operação comercial. Esses testes ocorrerão entre os meses de agosto e setembro.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Das 36 composições adquiridas, 25 já estão em operação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Outras seis composições foram entregues e estão atualmente nos pátios da companhia para certificação de ausência de defeitos que possam afetar seu funcionamento.
As novas composições oferecem maior modernidade e conforto aos passageiros, com um design gangway que elimina portas entre os carros, permitindo uma passagem contínua e facilitando a busca por assentos. Além disso, a tecnologia embarcada inclui sistemas avançados de contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, e câmeras retrovisores.
Cada trem possui mais de 167 metros de extensão, pesa cerca de 322 toneladas e tem capacidade para transportar até 2.500 passageiros, com 308 assentos disponíveis. Para maior conforto, os trens contam com 16 aparelhos de ar-condicionado, pega-mão ao longo dos carros, 48 janelas e 64 portas.
Os trens são construídos com oito carros de aço inoxidável, garantindo leveza e durabilidade de mais de 40 anos. Todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas, e os trens estão equipados com detectores e extintores de incêndio, assegurando a segurança dos passageiros.