Trens mais antigos serão destinados à Linha 10-Turquesa da CPTM após concessão

Em entrevista à Revista Ferroviária, o Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, revelou que o Governo do Estado de São Paulo pretende realocar as composições mais novas para as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, enquanto trens mais antigos serão destinados à Linha 10-Turquesa. Este movimento faz parte de uma estratégia relacionada ao projeto de concessão das linhas do Alto Tietê, que inclui, por exemplo, o Expresso Leste.

Segundo Benini, a concessão prevê que as composições mais antigas, próximas do fim de sua vida útil, sejam transferidas para a Linha 10-Turquesa. A intenção é que, ao longo da concessão da ferrovia que serve a região do ABC Paulista, novos trens sejam adquiridos para a Linha 10, por meio de um investimento contingente. Essa estratégia é planejada para mitigar riscos, como a incerteza cambial a longo prazo, exemplificada pela variação do dólar nas próximas duas décadas.

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Atualmente, algumas das composições da Linha 12-Safira, como as da série 2070, têm cerca de 15 anos de uso, e as séries 7000 e 7500 estão chegando a essa mesma marca devem ficar com a futura operadora da Linha 10-Turquesa. Já os trens das séries 2500, 8000, 8500 e 9000 vão ser destinados à futura operadora das linhas do Alto Tietê.

Benini também mencionou que o edital de licitação das linhas 11, 12 e 13 deve ser lançado ainda este ano, com o leilão previsto para 2025. A concessão deve incluir a extensão da Linha 11-Coral até Cesar de Souza e a Linha 13-Jade até Bonsucesso, ampliando o alcance do sistema ferroviário na região metropolitana de São Paulo.

Confira a entrevista completa abaixo:

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