Trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo pode usar faixa do Rodoanel Norte

O projeto de um trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo continua em desenvolvimento pela empresa TAV Brasil, que recentemente recebeu autorização federal para avançar com o novo eixo de transporte. A iniciativa busca revolucionar a mobilidade entre as duas maiores cidades do Brasil.

Durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, compartilhou atualizações importantes sobre o projeto. Uma das principais definições é a possibilidade de a ferrovia utilizar trechos do Rodoanel Norte, embora isso ainda dependa de um acordo com o Governo de São Paulo.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Detalhes das estações

    No estado de São Paulo, as discussões estão focadas na definição das posições e localizações das estações que integrarão o projeto. No Rio de Janeiro, a estação Barão de Mauá (Leopoldina) é considerada como o possível ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital fluminense.

    Fases do projeto

    Atualmente, o projeto está na fase de obtenção de licenças necessárias para a construção, com o início das obras previsto para 2027. A entrega e operação do trem de alta velocidade estão projetadas para 2032, com um investimento estimado em torno de R$ 50 bilhões.

    Deixe um comentário