TIC Trens deve optar por composições de pavimento único no Trem Intercidades

A TIC Trens S.A., futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, planeja utilizar trens compostos por 10 carros de pavimento único. A informação foi confirmada por Guilherme Martins, CEO da TIC Trens, durante uma entrevista para o podcast da Revista Ferroviária.

A TIC Trens terá a responsabilidade de introduzir 15 novos trens de passageiros, operando a uma velocidade máxima de 140 km/h entre São Paulo e Campinas. As composições contarão com espaços dedicados para a guarda de malas e bicicletas, além de carros-bar e restaurante que servirão alimentos ao longo da viagem, estimada em aproximadamente uma hora.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Inicialmente, o Governo de São Paulo havia proposto o uso de trens de dois andares (double-decker), mas a decisão de optar por trens de pavimento único foi motivada pela necessidade de adequar projetos de túneis e vias para condições de operação diferenciadas.

Frota de trens

A TIC Trens S.A. receberá 30 trens da série 9500 como parte do contrato de concessão da Linha 7-Rubi. Além disso, a operadora deverá encomendar mais sete trens de oito carros para a operação do Trem Intermetropolitano. Esses novos trens deverão ser semelhantes aos da Série 9500, mas com melhorias tecnológicas.

Confira a entrevista completa abaixo:

Deixe um comentário