A empresa TAV Brasil obteve autorização federal para avançar com seu ambicioso projeto de trem-bala, que pretende ligar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, revelou atualizações importantes sobre a iniciativa.
Uma das possibilidades em estudo é a utilização de trechos do Rodoanel Norte para a ferrovia, embora isso dependa ainda de um acordo com o Governo de São Paulo. Em São Paulo, a discussão sobre a localização e posicionamento das estações que atenderão o estado está em andamento. No Rio de Janeiro, está previsto que a estação Barão de Mauá (Leopoldina) será o ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Atualmente, o projeto está na fase de obtenção de licenças, com o início da construção programado para 2027 e a conclusão prevista para 2032. O investimento total estimado para a realização do projeto é de aproximadamente R$ 50 bilhões.