SPTrans inclui novos modelos de ônibus elétricos no Manual de Identidade Visual dos Veículos

A SPTrans, responsável pela gestão do transporte público em São Paulo, incluiu novos modelos de ônibus elétricos no seu Manual de Identidade Visual dos Veículos. Entre os veículos recentemente adicionados está o e-Volksbus 22L com carroceria Caio e-Millennium, com o documento oficial assinado em 02 de maio de 2024.

Além deste modelo, o manual agora também inclui um articulado elétrico da Mercedes-Benz com carroceria Caio, uma nova versão do Attivi Integral da Marcopolo, um Marcopolo Attivi com chassis Mercedes-Benz, e um Padron BYD com carroceria Mascarello. Embora esses veículos ainda não tenham sido comercializados para as empresas de transporte da cidade, sua inclusão no manual representa um passo importante no processo de avaliação.

A SPTrans esclareceu que a inclusão no manual não significa a aprovação automática dos modelos para operação no sistema de transporte da capital. A avaliação da identidade visual é uma etapa preliminar e necessária antes que um veículo seja apresentado para testes formais.

Atualmente, os modelos da Volkswagen, Attivi Integral da Marcopolo, e o Attivi sobre chassis Mercedes-Benz estão em fase de testes. Por outro lado, o Mercedes-Benz articulado e o Mascarello com chassi BYD ainda não foram apresentados pelas montadoras para avaliação.

No momento, a SPTrans está analisando oito modelos de ônibus elétricos, fabricados por BYD, Marcopolo, Ankai e Higer. Esses testes e avaliações são cruciais para determinar a adequação dos veículos ao sistema de transporte da cidade.

Apesar dos avanços, São Paulo continua longe de atingir a meta estabelecida pela gestão municipal em 2021, que previa a circulação de 2,6 mil ônibus elétricos até o final de 2024, o equivalente à cerca de 20% da frota de aproximadamente 13 mil ônibus. A falta de infraestrutura nas garagens e na rede de distribuição para a recarga de baterias é um dos principais desafios apontados para alcançar essa meta.

Atualmente, a cidade conta com 382 veículos movidos à energia elétrica em operação, sendo 181 a bateria e 201 trólebus. Esses números destacam a necessidade de avanços contínuos na infraestrutura e na adoção de veículos elétricos para cumprir as metas ambientais e de modernização do transporte público de São Paulo.