SPTrans abre Consulta Pública para manutenção na rede de trólebus

A SPTrans anunciou nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2024, a publicação de uma Consulta Pública sobre a minuta do Edital de licitação para a manutenção preventiva e corretiva da rede de trólebus da capital paulista. A publicação foi feita no Diário Oficial.

O certame anterior, realizado em setembro de 2023, foi declarado fracassado, apesar de uma consulta similar ter sido lançada na época. A rede de trólebus necessita de readequações e melhorias para reduzir a quantidade de falhas e qualificar os serviços oferecidos aos usuários.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A atual gestão da cidade, assim como candidatos bem colocados nas pesquisas eleitorais, manifestaram a intenção de desativar esse meio de transporte. Essa posição vai contra a tendência observada em muitos países que mantêm e até expandem suas redes de trólebus.

    Embora a maioria dos problemas não esteja diretamente relacionada aos veículos, mas sim à rede de fiação aérea, algumas linhas apresentam mais de duas falhas diárias. A rede de trólebus de São Paulo opera com 200 veículos em 10 linhas, transportando cerca de oito mil passageiros por dia e percorrendo um total de 906 mil km diários. A rede possui 170 km de extensão.

    Os trólebus estão presentes na capital paulista desde 1949, e em seu auge, o sistema chegou a ter uma frota de mais de 500 veículos. Hoje, apesar de reduzido, ainda representa uma alternativa de transporte público sustentável, utilizando energia elétrica em vez de combustíveis fósseis.

    De acordo com a SPTrans, a nova licitação será do tipo menor preço pelo regime de empreitada por preço global. Para trabalhos de substituições de subconjuntos e em equipamentos das estações transformadoras retificadoras (ETR), bem como pequenas alterações na rede de fios, o pagamento será feito por unidade de serviço prestado, garantindo que a empresa receba apenas pelo trabalho realizado.

    A Consulta Pública oferece uma oportunidade para que a população e os interessados contribuam com sugestões e opiniões sobre o futuro da rede de trólebus em São Paulo. O objetivo é garantir que o sistema seja aprimorado para atender melhor os usuários e minimizar as falhas operacionais.

    Deixe um comentário