A rota aérea entre São José dos Campos e Salvador, que esteve em operação entre 2 e 31 de julho, registrou números positivos com 26 operações, o que corresponde a 100% de regularidade, sendo 13 voos de ida (SJK-SSA), às terças, quintas e sábados, e 13 voos de volta (SSA-SJK), às quartas, sextas e domingos, e transportou 2,8 mil passageiros.
Os voos operaram com 96% de pontualidade e a ocupação média foi de 75%, com picos de até 99% em alguns dias. Foram utilizadas aeronaves da GOL do modelo Boeing 737, das séries 700, 800 e Max-8, com capacidade entre 138 e 186 passageiros.
O que chamou a atenção dos visitantes foi que o SJK se tornou o aeroporto oficial da temporada de inverno de Campos do Jordão. Para melhorar a experiência dos turistas, o espaço contou com o lounge VIP, onde foi possível ter a experiência do primeiro contato com os atrativos da cidade mais alta do Brasil.
“O lounge VIP proporcionou aos turistas um acolhimento especial, destacando as maravilhas da cidade desde o primeiro momento da chegada na região do Vale do Paraíba. Este é apenas o começo de uma colaboração que desejamos fortalecer cada vez mais”, comenta Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.
Outro destaque foi que os clientes Smiles, programa de fidelidade da GOL, pertencentes à categoria Diamante, e os hóspedes dos hotéis reconhecidos pelo selo Signature, grupo que reúne oito empreendimentos de luxo da cidade, tiveram a oportunidade de aproveitar o transfer especial da Mitsubishi Motors saindo do SJK Airport direto para Campos do Jordão com veículo Suv Mitsubishi Pajero Sport. Os hóspedes do Bendito Cacau Resort & SPA, Botanique Hotel Experience, Chateau La Villette, Grande Hotel Senac, Hotel Boutique Quebra-Noz, Hotel Vila Inglesa, Toriba Hotel Spa e Ort Hotel puderam solicitar esse benefício.
Para Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão (Comtur), os resultados dessa nova rota são extremamente positivos, tanto para o turismo quanto para a economia local. “Com mais visitantes chegando a Campos do Jordão, os negócios locais, como hotéis, restaurantes e atrações turísticas, também se beneficiaram. E o lounge e a parceria com a Mitsubishi foram grandes diferenciais. Os turistas puderam ter um gostinho do que nossa cidade oferece logo na chegada, o que certamente contribuiu para que a viagem fosse ainda mais especial e com maior duração, o que é importante para o turismo”, destaca.
A rota contou com três principais perfis de viajantes: passageiros do Vale do Paraíba visitando a Bahia; moradores da Bahia visitando o Vale do Paraíba, especialmente Campos do Jordão; e visitantes em geral utilizando o SJK como alternativa econômica para chegar à cidade de São Paulo.
“Tivemos um retorno muito positivo e caloroso sobre o novo lounge VIP e isso demonstrou que nossa infraestrutura atende às expectativas e contribui para uma experiência inesquecível. Esses números são um indicativo claro de que estamos no caminho certo”, ressalta Ronei Glanzmann, diretor comercial do SJK Airport.
O diretor também destacou que a rota SJK-SSA está em estudo para futuras ações, mas o aeroporto de São José dos Campos continua oferecendo a rota Rio de Janeiro/Galeão-São José dos Campos, que está em operação durante todo o ano, com três frequências semanais, e permite conexões rápidas e confortáveis para mais de 20 cidades.