O Metrô de São Paulo alcançou uma nova etapa na expansão da Linha 15-Prata na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, com o início da construção da estação Ipiranga. Esta estação permitirá a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa (CPTM), facilitando o trajeto e reduzindo o tempo de deslocamento entre o extremo leste da capital e outras regiões da Grande São Paulo. O investimento para a construção da estação é de R$ 479,5 milhões, e a expectativa é de que 28 mil passageiros utilizem a estação diariamente.
Detalhes da Construção
O início das obras foi marcado pela perfuração do solo no canteiro para a construção dos pilares da estação. As atividades estão sendo realizadas com o uso de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais utilizados na fundação profunda, posicionados no solo por maquinários especializados. Este método possibilita a instalação das estacas que sustentam a estrutura da estação e as vigas que formam a via elevada por onde os trens circularão.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A conclusão da estação Ipiranga está prevista para 2027. A estação terá dois acessos: o principal na Avenida Presidente Wilson, 3.437, e o secundário pela estação da Linha 10-Turquesa. A edificação contará com 10,7 mil metros quadrados de área construída, itens de acessibilidade, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para estacionamento de bicicletas.
O projeto da estação utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que permite o desenvolvimento de um modelo 3D completo, integrando processos de construção nas áreas civil, elétrica, hidráulica e de sistemas auxiliares, aumentando a precisão na execução do projeto.
Expansão da Linha 15-Prata
Além da estação Ipiranga, que faz parte da expansão da Linha 15 a oeste, o Metrô está construindo mais duas estações com obras já em andamento. O projeto de ampliação inclui 1,8 km até a estação Ipiranga na ponta oeste da linha, e outros 2,7 km, duas estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) e um pátio (Ragueb Chohfi) na ponta leste, após Jardim Colonial.
Para atender ao novo trecho, o Metrô encomendou 19 novos trens. O primeiro já foi fabricado na China e enviado ao Brasil, aumentando a frota para 46 composições. Atualmente, a Linha 15-Prata possui 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia e paisagismo ao longo da extensão. Com a expansão até Ipiranga e Jacu Pêssego, a linha passará a ter 19,1 km de extensão operacional e 14 estações, atendendo a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.