O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 1º de agosto, que não será candidato à Prefeitura de São Paulo. Segundo Kataguiri, ele foi “desistido” da candidatura por uma ala de seu partido, o União Brasil. Em vez disso, ele declarou apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) para a reeleição, apesar de o partido ainda não ter definido oficialmente sua posição.
“Eu não desisti, fui desistido e sabotado pelo meu partido e, em razão disso, não disputarei as eleições”, afirmou o deputado. Kataguiri revelou que, após conversar com o prefeito Ricardo Nunes, foi acordado que o atual prefeito adotará duas propostas de seu plano de governo: o desenvolvimento de uma vacina contra cocaína e crack e um projeto que levará os melhores alunos da rede pública de São Paulo para visitar a NASA.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Em 20 de julho, durante uma convenção, o União Brasil adiou a decisão sobre lançar um candidato próprio ou apoiar outro, com a data limite para definição até 15 de agosto, quando as candidaturas devem ser registradas. Inicialmente, Kataguiri era cotado como candidato do partido, mas seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto foi baixo, registrando 3% tanto no levantamento do Datafolha de 5 de julho quanto na pesquisa da Quaest de 27 de junho.
A decisão sobre a candidatura do partido será tomada pela executiva municipal do União Brasil, composta por oito membros, incluindo o vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo.