O Itaú Unibanco anunciou que, a partir de outubro, oferecerá a opção de realizar pagamentos via Pix por aproximação em maquininhas da Rede. Essa nova modalidade permitirá que os clientes realizem transações usando celulares com tecnologia NFC e smartwatches, antes mesmo do prazo definido pelo Banco Central para fevereiro de 2025.
Com essa solução, os clientes poderão realizar o Pix de forma semelhante ao uso de cartões de crédito e débito por aproximação. Não será necessário abrir o aplicativo do banco para confirmar a transferência instantânea, uma vez que a função utiliza carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. O banco estima que o tempo de operação será reduzido de 36 segundos para apenas seis segundos.
Tecnologia Inovadora
O processo será viabilizado pela tecnologia de iniciação de pagamentos sem redirecionamento, parte da agenda do Open Finance liderada pelo Banco Central. Essa iniciativa visa unificar informações de usuários de produtos bancários e soluções financeiras em um único sistema.
Vantagens do Pix por Aproximação
Além de agilizar as transações, a nova modalidade destaca-se pela segurança, pois cada transferência precisa ser autenticada com senha ou biometria do correntista. Isso reduz os riscos de golpes, permitindo visualizar o valor no celular antes da finalização.
O Itaú destaca que essa função promove a democratização dos serviços financeiros, especialmente para consumidores sem cartão de crédito. Para os lojistas, o valor é creditado na conta imediatamente, com tarifas mais baixas que as de outros meios de pagamento.
“Em ambos os casos, a economia de tempo terá impacto relevante: para as empresas, permitindo que o atendimento seja mais rápido, reduzindo filas e permitindo a realização de mais transações; para os consumidores, além da agilidade, a modalidade acaba com a necessidade de abrir o aplicativo bancário para realizar a transação”, afirmou Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú.