Governo de São Paulo planeja iniciar obras da Linha 16-Violeta em 2026

O governador Tarcísio de Freitas anunciou a intenção de iniciar as obras da futura Linha 16-Violeta em 2026, conforme informações divulgadas pelo site Diário dos Trilhos. A estratégia do governo é aproveitar a mobilização do tatuzão, que atualmente escava a Linha 6-Laranja, para avançar com o novo projeto.

Segundo Tarcísio, a empresa Acciona, responsável pelas escavações na Linha 6-Laranja, manifestou interesse em executar o projeto da Linha 16-Violeta, que inicialmente ligará as estações Oscar Freire e Abel Ferreira. O governador destacou a lógica de utilizar a tuneladora da Acciona, uma vez que a empresa já está mobilizada com duas máquinas em operação e uma delas concluirá seu trabalho no próximo ano.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“Faz todo o sentido porque, como a Acciona já está mobilizada, com duas tuneladoras trabalhando na Linha 6, a tuneladora de um dos trechos vai encerrar seus trabalhos no próximo ano. Então, posso direcionar essa tuneladora para as obras da Linha 16”, explicou Tarcísio.

Apesar do plano, o uso do tatuzão nesse novo projeto ainda depende de formalização com a Acciona. O governo estadual deve lançar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), permitindo que outras empresas também possam se candidatar para realizar as obras da nova linha.

Deixe um comentário