Fretadão investe em novas funcionalidades para Pessoas com Deficiência

Fretadão, empresa especialista em gestão de mobilidade corporativa, segue investindo em novas funcionalidades para passageiros que fazem parte do grupo de Pessoas com Deficiência (PCDs). 

As novas funcionalidades já estão disponíveis no sistema de roteirização da empresa e portais administrativos para colaboradores e clientes, que dão acesso ao controle das linhas e passageiros.

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A intenção é fornecer mais transparência e otimização de informações aos Recursos Humanos (RH) que a startup atende, ampliar a roteirização inclusiva e trazer mais conforto aos passageiros PCDs. 

Assim, o Fretadão criou uma estrutura para entender o cadastro destes passageiros e pensou em uma otimização para que o RH possa cadastrá-los, de acordo com os 6 tipos de deficiência – Auditiva; Visual; Intelectual; Física; Múltipla e Transtorno do Espectro Autista. 

Roteirização inclusiva

Além do cadastro, o Fretadão também agilizou o seu sistema de roteirização. Se antes, não havia a informação de quem era uma Pessoa com Deficiência para implementar a roteirização de uma linha, agora é possível contar com esta informação, por meio da lista de passageiros, onde aparece a identificação de PCD, o tipo de deficiência e o pin de cada um. 

A sinalização de PCD agora também aparece no mapa de roteirização, oferecendo mais conforto e acessibilidade. 

Desafios 

De acordo com Alexandre Santos, Co-founder da startup e CTO, o projeto marca o compromisso de transformar a mobilidade corporativa no Brasil e ser mais acessível para todos, mas ainda há desafios. 

“Embora a equipe tenha se dedicado ao projeto para melhorar cada vez mais a tecnologia e qualidade de vida para os nossos parceiros e futuros clientes, nós ainda dependemos dos RHs das empresas para acrescentar a informação sobre o passageiro PCD para que as linhas contem com rotas mais facilitadas a este grupo, assim como se empenhem em entender o tipo de deficiência de seus colaboradores”, comenta. 

Outro entrave é a parte de conscientização, que pretende ser aprimorada em cada equipe que atende as empresas parceiras no Fretadão. O intuito é que as equipes estejam preparadas para orientar os clientes, quando houver um colaborador que necessita de cuidado, inclusão e acessibilidade. 

Dos 45 mil passageiros atendidos diariamente pela startup, 213 são Pessoas com Deficiência e nem sempre os RHs contam com educação e conscientização para atender cada colaborador e seu tipo de deficiência, ou ainda acabam não informando que o funcionário é um passageiro PCD.  

“Percebemos pelos nossos números que há ainda um desconhecimento em lidar com este grupo, entender suas reais necessidades, assim como classificar a deficiência de cada PCD, mas acreditamos que, com este projeto, esta questão pode ser transformada”, afirma Denner Aguiar, Analista de Negócios de Produto e Tecnologia. 

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