O VIII Brasil nos Trilhos – Sustentabilidade em Movimento destacou a importância das ferrovias no desenvolvimento sustentável do Brasil.
Leonardo Ribeiro, Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, enfatizou que o setor ferroviário oferece transporte de carga a custos logísticos mais baixos e com menor emissão de gases poluentes.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A movimentação de carga nas ferrovias brasileiras teve um aumento de 6% em 2023, totalizando cerca de 530,6 milhões de toneladas.
Ribeiro também ressaltou a necessidade de parcerias entre o Governo Federal e a iniciativa privada para a expansão das ferrovias.
O evento contou com a participação de importantes figuras do setor, como o secretário-executivo George Santoro, que anunciou 8 contratos de concessões ferroviárias em andamento e planos para desenvolver locomotivas com menor emissão de carbono.
O Governo Federal, através do Novo PAC, pretende investir R$ 94,2 bilhões em projetos ferroviários até 2026, destacando a ferrovia como um modal sustentável e eficiente.
Assista: