A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) recebeu o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” na categoria Mobilidade-Metrô pelo Instituto Nacional de Engenharia, em parceria com a ConVisão CNC (Central de Notícias da Construção). A premiação ocorreu nesta terça-feira (27), em reconhecimento à obra de expansão da Linha 2-Verde.
A premiação, que avaliou obras concluídas e em andamento em todo o país, considerou critérios técnicos e os benefícios sociais proporcionados pelos empreendimentos. O Metrô de São Paulo foi destaque por sua maior e mais complexa obra em andamento, que adicionará 8,3 km de vias e oito novas estações à Linha 2-Verde, conectando Vila Prudente à Penha. Este projeto é uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina e atenderá diretamente a mais de 300 mil pessoas, além de redistribuir o fluxo de passageiros pela rede de transporte sobre trilhos e melhorar a mobilidade urbana na capital paulista.
Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
A Futura maior linhaA expansão da Linha 2-Verde transformará a linha na maior da rede, com 23 km de extensão, conectando Vila Madalena à Penha. A obra emprega a maior tuneladora da América Latina, conhecida como Tatuzão, que já avançou 1,5 km na construção de túneis.As oito novas estações em construção – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – já têm escavações e estruturas em desenvolvimento. A Estação Anália Franco se destaca por atender aos requisitos de sustentabilidade para obter o certificado LEED, enquanto a Estação Penha abrigará um complexo que conectará as linhas 2-Verde, 11-Coral e ampliará a Estação Penha da Linha 3-Vermelha. Com um investimento de R$ 13,4 bilhões, a ampliação beneficiará 1,2 milhão de pessoas e reduzirá os tempos de trajeto na Zona Leste, além de redistribuir o fluxo de passageiros por toda a rede.Projetos futurosO Metrô de São Paulo planeja expandir ainda mais a Linha 2-Verde, com projetos que conectarão a Estação Vila Madalena à Estação Cerro Corá e a Estação Penha à futura Estação Dutra em Guarulhos. A expansão para Guarulhos terá 5,8 km de extensão e incluirá cinco novas estações, enquanto o trecho até Cerro Corá, com 1,3 km de extensão, está na fase de contratação do Projeto Básico.Esses projetos reforçam o compromisso do Metrô de São Paulo com a melhoria da mobilidade urbana e a ampliação da rede de transporte público na capital paulista.