Espaço maternidade na Estação da Luz registra quase 600 atendimentos desde a inauguração

O Espaço Maternidade, localizado na Estação da Luz da CPTM e inaugurado em março de 2024 pelas Secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Políticas para a Mulher, registrou quase 600 atendimentos até o momento. O uso do local dobrou de junho para julho, destacando sua importância durante o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, essencial para a saúde e o desenvolvimento saudável dos bebês.

Este projeto piloto é fruto de uma parceria intersecretarial, com o objetivo de oferecer acolhimento a mães e bebês em trânsito, proporcionando conforto para amamentação e ordenha do leite materno em um ambiente seguro. O espaço também permite a troca de fraldas e oferece entretenimento para as crianças.

O Espaço Maternidade na Estação Luz representa um exemplo concreto do compromisso do Estado de São Paulo em apoiar as mães e promover a saúde materna e infantil, reforçando a importância de políticas públicas inclusivas e humanizadas.

Pioneiro no sistema metroferroviário, o local foi construído seguindo normas de acessibilidade e segurança em uma área de 56m². O espaço conta com poltronas e mesas de canto para mães lactantes, trocadores, uma brinquedoteca, copa com micro-ondas, dois cadeirões de refeição, filtro de água e dois sanitários comuns acessíveis. A sala está localizada na Plataforma 5 da Estação da Luz, no acesso ao Expresso Aeroporto.

Deixe um comentário