Editais de concessões rodoviárias em São Paulo preveem ampliação de infraestrutura cicloviária

Os editais de concessão dos Lotes Nova Raposo e Rota Sorocabana, qualificados pelo Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), incluem a implantação, reconfiguração e revitalização de 46,42 quilômetros de infraestrutura cicloviária, distribuídos entre ciclovias e ciclofaixas. O investimento total previsto ultrapassa os R$ 25 milhões.

O plano envolve a instalação de 21,47 quilômetros de ciclofaixas, 14,1 quilômetros de novas ciclovias, além de melhorias em 10,85 quilômetros de ciclovias já existentes. As concessionárias que assumirem as rodovias serão responsáveis por apresentar levantamentos detalhados dos trechos utilizados por ciclistas, avaliando as condições atuais e as expansões planejadas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Na Rota Sorocabana, está prevista a instalação de ciclovias na área urbana de Sorocaba, ao longo da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), e a revitalização de 10 quilômetros na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), no trecho entre Sorocaba e Salto. Já no Lote Nova Raposo, será instalada uma ciclofaixa entre São Paulo e Cotia, nas marginais da SP-270, do km 10,94 ao km 32,41.

    Além das obras iniciais, as concessionárias deverão realizar estudos de viabilidade ao longo do contrato, com o objetivo de identificar novas áreas para a instalação de ciclovias, conforme a demanda de ciclistas. Mesmo nas rodovias onde não estão previstas ampliações, as ciclovias deverão ser consideradas durante o monitoramento de necessidades, que ocorrerá ao longo dos 30 anos de concessão.

    Raquel França Carneiro, diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), enfatizou a importância do monitoramento contínuo das necessidades de ciclovias, destacando que as concessionárias poderão instalar mais vias cicláveis ao longo dos contratos, de acordo com as normas técnicas vigentes e a demanda da região.

    Os estudos conduzidos pelo Governo de São Paulo utilizaram a metodologia iRAP (International Road Assessment Programme), um programa internacional de segurança viária que mapeia as rodovias e indica as medidas necessárias para aumentar a segurança de todos os usuários, incluindo pedestres e ciclistas.

    Deixe um comentário