A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá um novo diretor-presidente a partir de setembro. Michael Sotelo Cerqueira foi eleito para o cargo durante uma reunião do Conselho de Administração da CPTM realizada nesta quarta-feira (28). Com 17 anos de experiência na área de mobilidade urbana, Michael Sotelo possui formação em administração de empresas e direito.
Cerqueira é graduado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Armando Álvares Penteado (FAAP) e em direito pela Universidade São Judas. Ele também concluiu dois MBAs: um em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outro em Gestão e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.
Ao longo de sua carreira, Cerqueira acumulou vasta experiência em gestão e estruturação de projetos, com passagens pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo e como consultor do Banco Mundial. Entre os cargos ocupados no Governo de São Paulo, destacam-se o de secretário adjunto na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, e coordenador da Unidade de Projetos e Captação de Investimentos.
Além disso, Cerqueira foi diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), chefe de Gabinete da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S/A (EMTU), e assessor da Presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP). Em 2021, na Prefeitura Municipal de São Paulo, ele atuou como diretor de Investimentos e Novos Negócios na São Paulo Negócios.
Michael Sotelo Cerqueira assumirá o posto de diretor-presidente da CPTM no início de setembro, substituindo Ana Caroline Borges, que ocupou o cargo interinamente desde julho de 2024. Ana Caroline retornará à sua função de diretora Administrativa e Financeira da companhia, posição que ocupa desde o ano passado.
A CPTM desempenha um papel crucial no transporte público do estado, atendendo diariamente 1,6 milhão de passageiros em 18 municípios, incluindo a capital paulista. Com cinco linhas que somam 196 km de extensão, os trens da CPTM percorrem aproximadamente 65 mil km por dia útil, totalizando quase 1.850 viagens programadas.