CPTM nomeia novo Diretor-Presidente: Michael Sotelo Cerqueira assume cargo em setembro

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá um novo diretor-presidente a partir de setembro. Michael Sotelo Cerqueira foi eleito para o cargo durante uma reunião do Conselho de Administração da CPTM realizada nesta quarta-feira (28). Com 17 anos de experiência na área de mobilidade urbana, Michael Sotelo possui formação em administração de empresas e direito.

Cerqueira é graduado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Armando Álvares Penteado (FAAP) e em direito pela Universidade São Judas. Ele também concluiu dois MBAs: um em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outro em Gestão e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ao longo de sua carreira, Cerqueira acumulou vasta experiência em gestão e estruturação de projetos, com passagens pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo e como consultor do Banco Mundial. Entre os cargos ocupados no Governo de São Paulo, destacam-se o de secretário adjunto na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, e coordenador da Unidade de Projetos e Captação de Investimentos.

Além disso, Cerqueira foi diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), chefe de Gabinete da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S/A (EMTU), e assessor da Presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP). Em 2021, na Prefeitura Municipal de São Paulo, ele atuou como diretor de Investimentos e Novos Negócios na São Paulo Negócios.

Michael Sotelo Cerqueira assumirá o posto de diretor-presidente da CPTM no início de setembro, substituindo Ana Caroline Borges, que ocupou o cargo interinamente desde julho de 2024. Ana Caroline retornará à sua função de diretora Administrativa e Financeira da companhia, posição que ocupa desde o ano passado.

A CPTM desempenha um papel crucial no transporte público do estado, atendendo diariamente 1,6 milhão de passageiros em 18 municípios, incluindo a capital paulista. Com cinco linhas que somam 196 km de extensão, os trens da CPTM percorrem aproximadamente 65 mil km por dia útil, totalizando quase 1.850 viagens programadas.

Deixe um comentário