Com novas políticas de Diversidade e Inclusão, Fretadão busca aumentar representatividade no mercado de transporte

Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as mulheres ocupam 39,1% das cadeiras de liderança em todo o Brasil. De olho nesse cenário, o Fretadão, startup de tecnologia para o transporte corporativo, vem promovendo uma série de iniciativas para aumentar a participação feminina na equipe: com cerca de 160 funcionários, há uma equidade entre homens e mulheres, e 40% da liderança é feminina.

Após a implementação de novas políticas de Diversidade e Inclusão (D&I), a startup vem notando o aumento não só de mulheres, mas de outros grupos minoritários no ambiente de trabalho, com 40% de representatividade de pessoas pretas e pardas e 17% de funcionários autodeclarados como assexuais (pouca ou nenhuma atração sexual), bissexuais (atração por ambos os sexos), homossexuais (atração pelo mesmo sexo) ou pansexuais (atração por pessoas, independentemente do sexo e do gênero).

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“Há cerca de três anos iniciamos essa atuação com foco em promover a inclusão de diferentes perspectivas, culturas, origens étnicas, opiniões e experiências. Mais do que contratar, temos a preocupação de fazer com que esses grupos se sintam genuinamente respeitados e integrados à equipe no dia a dia. Prezamos por uma cultura de abertura e diálogo para que todos se sintam ouvidos, valorizados e informados”, explica Pyetra Russo, especialista de Diversidade e Inclusão do Fretadão.

Educação e consciência

Além da criação de vagas afirmativas, a empresa periodicamente promove treinamentos e iniciativas internas com os Grupos de Diversidade (LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência, Diversidade Racial, Diversidade Etária e Mulheres na Liderança). 

Um dos últimos temas debatidos foi “Mulheres em Cargos de Liderança”, o último episódio do podcast do Fretadão. Para combater episódios de discriminação,  o Fretadão criou um canal anônimo de modo que a equipe se sinta acolhida e segura para relatar situações sofridas ou presenciadas.

Soluções mais inclusivas

“A diversidade não é tratada somente como um tema interno. Nós temos o compromisso de contribuir na mudança desse cenário como um todo, ajudando inclusive nossos clientes e parceiros. Todas as nossas soluções buscam oferecer mais segurança e qualidade de vida aos colaboradores das empresas que utilizam os nossos serviços diariamente”, comenta Antônio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

Na roteirização de frotas, a startup utiliza tecnologia própria com inteligência de estudos acadêmicos para fazer o mapeamento de pontos mais seguros para o embarque e desembarque de passageiras mulheres e entender os melhores cenários para o trajeto dos colaboradores de determinada região. 

A roteirização é crucial para garantir melhor gestão do transporte de passageiros e desburocratizar processos que hoje o RH assume, sendo assertivo, ágil e consultivo, incluindo grupos de diversidade.

Sobre o Fretadão

O Fretadão é uma plataforma tecnológica lançada em 2015, que tem como principal objetivo transformar o transporte corporativo. Por meio de sua plataforma, a empresa auxilia e empodera seus clientes com uma gestão eficiente e baseada em dados do transporte dos funcionários, seja ele transporte fretado, transporte individual sob demanda ou vale-transporte.

Priorizando qualidade de atendimento, eficiência da operação e acesso à informação, o Fretadão realiza a gestão do transporte de mais de 1 milhão de viagens todos os meses e está presente em 16 estados do Brasil. 

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