Cancelamentos e atrasos de voos em Guarulhos devido a interferências no sistema de GPS

Na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, voos das companhias aéreas Gol e Azul foram cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido a interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A companhia Latam também registrou atrasos em suas operações.

A Gol, em nota à TV Globo, informou que cancelou alguns voos de maneira pontual por conta das interferências no sinal de GPS. Embora não tenha divulgado o número exato de voos cancelados, a companhia afirmou que todos os clientes afetados estão sendo reacomodados em outros voos e recebendo as devidas assistências. A Gol destacou que todas as medidas foram tomadas com foco na segurança, seu principal valor.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A Azul confirmou o cancelamento dos voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos) devido ao problema no sistema de GPS do aeroporto. A companhia também está reacomodando os passageiros afetados e prestando assistência conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamentou os transtornos, mas ressaltou a necessidade de garantir a segurança das operações.

    A Latam, por sua vez, informou que suas operações já haviam se normalizado, mas alguns voos sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira devido a questões técnicas no aeroporto, fora do controle da companhia.

    A concessionária GRU, responsável pelo aeroporto, confirmou que a intermitência no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, causou atrasos pontuais nas decolagens. Apesar disso, os sistemas do aeroporto e de navegação aérea continuam operando normalmente, com os planos de contingência acionados e equipes técnicas trabalhando para resolver o problema.

    Passageiros que planejam voar hoje devem verificar o status de seus voos e estar preparados para possíveis atrasos ou reacomodações.

    Deixe um comentário