No último sábado, 3 de agosto, um incidente envolvendo um caminhão no canteiro de obras Falchi Gianini, parte do projeto de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, resultou na imediata paralisação das atividades no local. Felizmente, não houve vítimas, pois o veículo estava sem ocupante no momento do incidente. O caminhão estava sendo içado para fora do poço de escavação quando o problema ocorreu.
Após o incidente, as atividades no canteiro foram prontamente interrompidas, e o veículo será substituído. As outras atividades no canteiro seguem sendo realizadas normalmente.
O Metrô de São Paulo enfatizou em nota que exige rigorosos procedimentos de segurança e manutenção de suas contratadas em todas as obras. A companhia está atualmente investigando possíveis desvios dos procedimentos de segurança exigidos e poderá aplicar penalizações, se necessário. Além disso, determinou ao Consórcio Construtor Linha 2, responsável pela obra, que revise seus protocolos de atuação e segurança.
Confira nota completa do Metrô divulgada para a imprensa sobre o incidente:
“No último sábado (3), houve um incidente com um caminhão utilizado no canteiro Falchi Gianini, que faz parte das obras de ampliação da Linha 2-Verde, sem vitimar ninguém. O veículo estava sem ocupante, em processo de içamento para fora do poço. As atividades no canteiro foram paralisadas de imediato e este veículo será substituído. As demais atividades no canteiro seguem sendo realizadas normalmente.
Em todas as suas obras, o Metrô exige de suas contratadas a adoção de rigorosos procedimentos de segurança e manutenção dos equipamentos utilizados. A Companhia está averiguando possíveis desvios aos procedimentos de segurança exigidos, que pode ocasionar em penalização, além de determinar ao Consórcio Construtor Linha 2 – responsável pela obra no local – a revisão dos protocolos de atuação e segurança.”