Avançam as obras do complexo viário Pirituba-Lapa

A construção do complexo viário que vai conectar Pirituba à Lapa avança com uma previsão de conclusão para dezembro de 2026 e um investimento de R$ 367 milhões. A informação foi divulgada pela “Gazeta de Pinheiros“.

Este projeto, que inclui a construção da Ponte Pirituba sobre o Rio Tietê e o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, é aguardado há mais de 40 anos pelos moradores.

O novo viário, que contará com seis faixas de rolamento e uma ciclovia, tem o objetivo de beneficiar aproximadamente 78 mil pessoas diariamente, oferecendo um encurtamento de até 36 minutos no trajeto entre os terminais de Pirituba e Lapa para quem usa transporte público.

O projeto também visa aliviar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, além de melhorar a conexão com a Marginal Tietê.

A obra inclui a implantação de três quilômetros de novas ligações viárias e melhorias significativas na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, com a criação de faixas exclusivas para ônibus e uma ciclovia.

A construção da ponte, que começará na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e seguirá até a Rua Campos Vergueiro, incluirá também um binário de acesso ao Terminal Lapa e uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM.

Atualmente, estão em andamento os trabalhos de drenagem e pavimentação no lado da Lapa e a construção da estrutura de apoio 2 no lado de Pirituba.

Após uma paralisação das obras em 2020 devido a questões judiciais, que resultaram em gastos de R$ 3,5 milhões com manutenção, o projeto foi retomado e continua a ser desenvolvido conforme o cronograma estabelecido.

Deixe um comentário