Neste sábado, 31 de agosto, um apagão afetou vários bairros de São Paulo e Guarulhos, incluindo a Avenida Paulista e bairros das zonas Norte e Leste. As informações foram apuradas pelo “g1 SP“.
Um dos nossos seguidores no “Threads” informou que passou pela Avenida Paulista no início da tarde e a região estava sem luz. “Passei pela Paulista no começo da tarde e aquela região estava sem luz”, disse.
Em nota, a Enel e a EDP informaram que a falta de energia foi causada por uma falha no sistema de transmissão e trabalharam para resolver a situação.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que uma interrupção de carga de cerca de 870 MW ocorreu às 17h31, devido ao desligamento da subestação Guarulhos. A Enel foi impactada.
A energia foi restabelecida em algumas áreas por volta das 19h. O Metrô e a CPTM não foram afetados.
O Hospital Sírio-Libanês teve uma breve queda de energia, mas continuou operando normalmente.
Um apagão neste sábado afetou bairros de São Paulo e Guarulhos, incluindo a Avenida Paulista e zonas Norte e Leste. A Enel e a EDP informaram que a causa foi uma falha no sistema de transmissão. A energia foi restabelecida em algumas áreas. O Metrô e CPTM seguiram operando normalmente.
— Mobilidade Sampa (@mobilidadesampa.bsky.social) Aug 31, 2024 at 20:00
Nota da Enel:
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando principalmente as regiões Leste, Norte e Central da capital.”
Nota da EDP:
“A EDP informa que às 17h31 houve uma ocorrência não pertencente ao sistema de energia da EDP que impactou parte da cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.
A Companhia realizou manobras em seu sistema para reduzir o impacto aos seus clientes e, ao obter a normalização do suprimento externo de energia, garantiu o reestabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37.”
Nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS):
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”