Aeroporto de Viracopos fecha pista após pouso de emergência de Boeing 737

A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está fechada após um Boeing 737 realizar um pouso de emergência e estourar um pneu na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto.

As equipes estão avaliando as medidas necessárias para liberar a pista. Ainda não há informações sobre o número de voos afetados pelo fechamento.

O cargueiro, que havia decolado de Viracopos, deu meia-volta próximo à região da Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, e solicitou pouso de emergência em Campinas. Antes de pousar, a aeronave ficou voando em círculos para consumir combustível, uma medida de segurança padrão em pousos de emergência.

Em nota ao Mobilidade Sampa, a concessionária responsável pelo Aeroporto de Viracopos informou que a situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista.

Confira nota completa abaixo:

A concessionária Aeroportos Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), informa que o aeródromo foi fechado para pousos e decolagens a partir das 15h31 desta segunda-feira (12/08), devido a um pouso de emergência de um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB.

Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos.  

A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado.

A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista.

Atualização:

Às 17h35, foi iniciada a movimentação da aeronave para sua remoção da pista. Às 17h43, a pista foi liberada. Houve 35 voos cancelados de saída e 23 voos cancelados de chegada.

Deixe um comentário