ViaMobilidade é alvo de críticas por falta de limpeza nos trens

A limpeza dos trens é um fator crucial para a boa imagem de uma companhia de transporte público. No entanto, a concessionária ViaMobilidade, responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, tem enfrentado críticas pela falta de higienização adequada de suas composições.

Usuários frequentemente relatam trens sujos e com aspecto encardido, indicando a ausência de lavagens externas regulares. Essa situação contrasta com a imagem que a empresa deveria projetar, especialmente em meio a reclamações constantes sobre a operação das linhas.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Uma publicação recente em uma rede social destacou a questão com a provocativa pergunta: “Você deixaria sua marca exposta desta forma?” A reflexão traz à tona a importância de manter os ativos em boas condições de apresentação, especialmente quando a empresa afirma investir R$ 4 bilhões nas duas linhas.

A frase foi publicada com uma imagem do trem A09 totalmente sujo, em condições inapropriadas para uso, demonstrando falta de limpeza e zelo da concessionária perante ao seu material rodante. Infelizmente, o Mobilidade Sampa precisou remover a foto aqui do site a pedido do autor.

Alguns dias após a publicação, um passageiro acabou flagrando mesmo trem sendo lavado em uma estação da ViaMobilidade. A publicação deve ter chamado a atenção de alguém “grande” da empresa e o trem foi recolhido e lavado.

A falta de atenção à limpeza dos trens da ViaMobilidade tem sido motivo de piada no meio ferroviário, especialmente quando comparada à operadora pública, a CPTM, que, apesar das dificuldades, mantém seus trens limpos e até ensina a lavá-los em publicações nas redes sociais.

Com a iminente entrada em operação da TIC Trens, do Grupo Comporte, na Linha 7-Rubi, que é conhecida por manter seus veículos bem cuidados e limpos, a ViaMobilidade enfrenta uma pressão ainda maior para melhorar seus padrões de limpeza. Se não agir rapidamente, a empresa corre o risco de continuar sendo alvo de críticas e piadas por não conseguir manter suas composições adequadamente higienizadas.

O Mobilidade Sampa entrou em contato com a ViaMobilidade para obter informações sobre o processo de limpeza dos seus trens e em nota a concessionária afirmou que todos os trens passam por limpeza interna e externa diariamente, pelo menos duas vezes por dia.

A nota não demonstra a realidade, uma vez que, basta se dirigir até uma estação das linhas 8-Diamante ou 9-Esmeralda e rapidamente vai se deparar com um trem sujo e encardido.

Trem A06 todo sujo (Foto: Reprodução)

Confira nota completa da concessionária abaixo:

“Os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passam por limpeza interna e externa diariamente no Pátio Presidente Altino, pelo menos duas vezes por dia. Com a utilização de produtos especializados para garantir a higienização adequada, tais como sanitizantes biodegradáveis, a limpeza e sua conservação ocorrem ao longo do dia e após o encerramento da operação comercial. Para isso, a concessionária conta com equipes posicionadas em áreas estratégicas ao longo de toda a extensão das linhas que recebe, aproximadamente, 800 mil passageiros diariamente. Por isso, caso algum cliente observe a necessidade adicional de acionamento das equipes de limpeza, basta entrar em contato através dos canais de Ouvidoria. A concessionária reafirma que, além do trabalho de suas equipes de limpeza, os clientes possuem um papel fundamental para contribuir com ambientes limpos e preservados. Para isso, investe em campanhas contínuas de comunicação e conscientização através de painéis e avisos sonoros.”

Deixe um comentário