Um voo da Air Europa, que seguia da Espanha para o Uruguai com 325 passageiros a bordo, enfrentou uma forte turbulência na madrugada desta segunda-feira, resultando em pelo menos 30 feridos. A aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner, precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal.
De acordo com a Zurich Airport Brasil, operadora do Aeroporto de Natal, o pedido para o pouso de emergência foi feito às 2h32. Inicialmente, houve um erro na comunicação, informando que o voo havia partido da Holanda, mas a Zurich corrigiu a informação pouco depois, confirmando que o voo partiu de Madri, Espanha.
Relato da Companhia Aérea e Atendimento aos Feridos
Em nota, a Air Europa explicou que o desvio para Natal foi necessário “devido à natureza da turbulência e por razões de segurança”. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano confirmou que atendeu pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Mais de 10 passageiros foram levados ao hospital com lesões que incluíam fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.
Detalhes das Lesões e Atendimento Médico
A equipe médica do Samu relatou que os pacientes sofreram batidas na cabeça durante a turbulência. De acordo com a companhia aérea, sete passageiros trataram lesões de graus variados, enquanto um “número indeterminado de pessoas” sofreu pequenas contusões. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para tratamento.
Circunstâncias do Voo e Pouso de Emergência
O voo, que originalmente não tinha paradas previstas em Natal, saiu de Madri com destino a Montevidéu. A Zurich Airport Brasil esclareceu que o pouso de emergência foi necessário devido à turbulência, que exigiu apoio médico para alguns passageiros.
“A turbulência obrigou o desvio e pouso em Natal, necessitando de apoio médico para alguns passageiros, que foram encaminhados à unidade de saúde mais próxima para atendimento médico”, informou a Zurich Airport Brasil em nota.
Modelo da Aeronave
A aeronave envolvida no incidente foi um Boeing 787-9 Dreamliner, conhecido por sua eficiência e tecnologia avançada, mas que, como todas as aeronaves, pode ser suscetível a condições meteorológicas adversas como turbulência.